Conheça as tecnologias e saiba como escolher

As câmeras de segurança estão tão presentes em nosso dia a dia que muitas vezes não observamos suas diferenças tecnológicas, tampouco refletimos sobre suas outras funcionalidades, que vão muito além de capturar imagens. Mas, se você deseja implantar ou expandir o seu sistema de monitoramento, é preciso conhecer as possibilidades, a fim de escolher e investir nas câmeras mais adequadas para o seu cenário.

Pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre câmeras de segurança. Conheça as principais tecnologias, modelos de câmera, seus recursos, possibilidades e aplicações. Acompanhe!

Tecnologias de câmera de segurança

Nós sabemos que a função básica de uma câmera é capturar imagens, mas elas são capazes de fazer mais que isso. Esses equipamentos – que fazem parte da solução de segurança mais procurada atualmente, o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) – têm diferentes tecnologias, o que implica diretamente nas funcionalidades e qualidades oferecidas.

Você sabia que existem câmeras analógicas, outras que só precisam de conexão com a internet para funcionar e, ainda, modelos Wi-Fi?

Tecnologia Analógica

Essa tecnologia começou a ser muito difundida na década de 1990 e continua integrando o sistema de muitos equipamentos.

O sistema analógico funciona de forma simples, através da captação de ondas na sua forma original, em áudio ou vídeo, que são gravados e processados. Por meio de uma estrutura de cabeamento coaxial, a transmissão do vídeo analógico é feita para um circuito de TV.

Vantagens das câmeras analógicas

  • Fácil instalação – pois só precisam de um cabo coaxial e de um DVR. Também é possível utilizar cabo UTP + Balun (ou power balun).
  • Baixo investimento.
  • Boa qualidade de imagem – hoje possível com o desenvolvimento de câmeras analógicas HDCVI com resolução de 720p a 4K ( 2160p)
  • Compatibilidade – modelos analógicos, são facilmente compatíveis com sistemas compostos por câmeras de um fabricante diferente.

Tecnologia IP

Na tecnologia IP – presente na internet, chamadas telefônicas, e-mails e aplicativos de smartphone – os dados são capturados e transmitidos em rede. Por conta disso, entre seus benefícios estão a qualidade de imagem, o acesso remoto e a flexibilidade na instalação.

Vantagens das câmeras IP

  • Tecnologia flexível e instalação fácil – A instalação IP utiliza menos cabos porque possui PoE, o que facilita a expansão do sistema. Além disso, a instalação é descentralizada e não é necessário levar o cabo da câmera até o gravador: os equipamentos são conectados à rede e por isso não precisam estar no mesmo ambiente. Com CFTV IP, é possível ainda utilizar instalação com rádios ou fibra óptica.
  • Sistema com expansão garantida – A ampliação de sistemas CFTV IP é fácil e inteligente. Mantendo a mesma estrutura, é possível interligar dois grupos de câmeras com apenas 1 cabo.
  • Livre de ruídos e interferências – Oferecer CFTV IP significa vender produtos com máxima qualidade de sinal. A tecnologia IP é imune a ruídos e interferências, mesmo passando o cabo junto da rede elétrica, por exemplo. Ou o sistema funciona com excelência ou não funciona, não existe funcionamento parcial
  • Funcionalidades exclusivas – Somente um sistema versátil como o de CFTV IP pode garantir a máxima performance de câmeras fisheye, com resolução de 12 MP, superior a 4K. Nos sistemas analógicos, por exemplo, essas especificações funcionam com menor performance, principalmente nos gravadores.
  • Máximo de inteligência de vídeo – No CFTV IP, a análise de vídeo é feita na própria câmera. O processamento é descentralizado em cada câmera e não sobrecarrega o gravador. Dessa forma, um grande diferencial desta tecnologia é ter análise de vídeo em todos os canais do gravador. Funções complexas, como o Auto-tracking em speed domes e o Mapa de calor, ainda são exclusivas da tecnologia IP.

Tecnologia Wi-Fi

Esta tecnologia é viável graças a Internet das Coisas – IoT – e traz mais praticidade para o monitoramento, principalmente para áreas internas e externas não muito amplas. Também é uma ótima opção para o cuidado de pets, bebês e outras pessoas com necessidade de atenção especial.

Vantagens das câmeras Wi-Fi

  • Fácil instalação – sem uso de cabos para conexão.
  • São portáteis – as câmeras são plug and play, bastando conectá-las em qualquer tomada para usá-las.
  • Imagens em alta definição e visão noturna.
  • Acessíveis de qualquer lugar – em tempo real pelo smartphone.
  • Gravação em cartão de memória – capaz de gravar até dois meses de imagens.
  • Serviço de gravação em nuvem (Mibo Cloud): planos de 3, 7 ou 30 dias de gravação com contratação diretamente pelo aplicativo Mibo Cam. ¹

¹ Disponível para os modelos iM3, iM4 e iM5.

Quais os tipos de câmeras de segurança?

Não só as tecnologias são diferentes, como há câmeras com características específicas que devem ser observadas na hora de escolher aquelas para compor seu sistema de segurança. Conheça, a seguir, os tipos mais comuns no mercado.

Bullet

A câmera Bullet – chamada assim por lembrar o formato de uma bala de arma de fogo – é indicada para ambientes externos onde há a intenção de evidenciar a presença desse equipamento para proporcionar a sensação de segurança. Devido ao seu formato, é menos usada em áreas internas, sendo preterida pela Dome.

Dome

Pequenas e discretas, as câmeras Dome – que têm o formato semelhante à uma doma – são indicadas para instalação no teto e na parede de ambientes internos.

Alguns de seus modelos são metálicos, ideais para espaços internos movimentados. Há opções com infravermelho e com uma cápsula de segurança para proteção da lente, o que impede a identificação da direção de captura das imagens.

Speed Dome

Estas são controláveis remotamente através de uma central de videomonitoramento ou por um vigia. As câmeras Speed Dome têm um zoom óptico capaz de se movimentar em 360º.

Essa câmera é mais indicada para locais de monitoramento robusto, sendo resistente a impactos.

Varifocal

Câmeras com lentes varifocais possuem foco ajustável, o que as torna uma boa escolha para o monitoramento, à distância, de uma cena específica. Por exemplo, para monitorar o portão de acesso de uma propriedade onde a câmera não pode ficar muito próxima.

Saiba mais: Entenda os tipos de câmeras de segurança e suas aplicações

Recursos e possibilidades das câmeras de segurança

A principal função das câmeras é capturar imagens para monitoramento, certo? Mas alguns outros recursos foram desenvolvidos para expandir suas possibilidades.

O mercado conta hoje com câmeras térmicas – para controle de temperatura de pessoas e equipamentos – modelos que possuem recursos com: inteligência artificial, detecção de violência, contagem de pessoas, reconhecimento facial, entre outros.

As vantagens da inteligência artificial

Quando utilizada em um sistema de CFTV, a inteligência artificial traz uma série de vantagens e funcionalidades para o monitoramento, afinal, é uma tecnologia com capacidade de aprendizagem, apta a reconhecer padrões e inferir sobre situações do dia a dia. Assim, podemos elencar três vantagens principais:

vantagens da inteligencia artificial

Mas você sabe quais são as principais funcionalidades viabilizadas pela IA?

Inteligência perimetral

Utilizada para o monitoramento de ambientes que exigem vigilância detalhada, – como aeroportos, portos, bancos e órgãos de governo – diferencia acontecimentos cotidianos de fatos de riscos ou ameaças.

As câmeras usadas nesse sistema possuem zoom de alta potência e podem diferenciar objetos sólidos de luzes, sombras e vento, e identificam veículos, pessoas e animais de diferentes tamanhos em qualquer situação climática ou ambiental.

Medição de proximidade entre pessoas

Em alguns ambientes é preciso manter certa distância entre pessoas – e entre pessoas e equipamentos – para evitar acidentes ou outras situações de risco. Câmeras com sensores de proximidade conectados à inteligência artificial auxiliam neste controle, inclusive com a emissão de alertas quando a proximidade mínima não é cumprida.

Detecção de atitudes suspeitas

Comportamentos anormais são detectáveis com a IA, o que facilita o trabalho de equipes de segurança. Quando o sistema percebe comportamentos fora do padrão normal, a central de monitoramento ou os vigias são notificados.

Reconhecimento facial

Uma das tecnologias mais procuradas hoje em dia, o reconhecimento facial é indicado para a autenticação do acesso a ambientes restritos, com base na leitura do rosto de pessoas autorizadas. Também pode ser utilizado para identificação de criminosos e infratores, cujas ações são captadas por câmeras de monitoramento.

Contagem de pessoas

Esse tipo de tecnologia se destina a contabilizar o número de pessoas que entra em determinado local ou transita por ele. A partir desse cálculo, é possível gerar relatórios que serão utilizados para embasar, desenvolver e otimizar ações de marketing e obter dados sobre a eficácia dessas ações, além de auxiliar no gerenciamento de espaços em casas de espetáculos, estádios e afins.

Saiba mais em: Vantagens de utilizar a Inteligência Artificial em sistemas de CFTV IP

Como escolher uma câmera de segurança

Antes de escolher a câmera de monitoramento para seu sistema de segurança, é preciso avaliar alguns pontos para você não fazer um investimento infeliz. Considere as seguintes questões:

camera de segurança

Com essas questões definidas, é possível conferir qual a melhor solução. Mas, para ainda mais nessa escolha, veja quais câmeras são mais indicadas para cada tipo de cenário – casas, pequenas empresas, grandes corporações e condomínios –, em suas áreas externas e internas.

Casas

Para os ambientes residenciais é recomendado ter um sistema de segurança com dispositivos de qualidade e imagens de boa resolução, pois o objetivo é monitorar ações na sua residência e/ou propriedade.

Em áreas externas

Em áreas externas, como a intenção é mostrar que há uma câmera no local, indicamos escolher câmeras Bullet – tecnologia analógica ou IP. Para monitorar uma varanda ou outra área aberta contígua à residência, equipamentos portáteis de tecnologia Wi-Fi também podem ser instalados. Se você quiser, ainda, uma câmera apenas para o portão da sua casa, o modelo varifocal é o melhor.

Em áreas internas

As câmeras Dome são ótimas para se ter dentro de casa, podendo ser conectadas ao sistema de videomonitoramento. Mas os modelos portáteis – Wi-Fi – são mais práticos e as imagens podem ser acessadas pelo celular em tempo real. Além disso, oferece um bom campo de visão e a resolução da imagem é de alta definição.

Pequenas empresas

Em pequenas empresas é preciso levar em consideração o CFTV e o investimento em equipamentos capazes de armazenar maiores quantidades de dados e fornecer melhores resoluções de imagem.

Em áreas externas

As câmeras Bullet são os modelos mais indicados para o monitoramento dos acessos de um negócio ou de algum pátio externo de convivência de colaboradores.

Em áreas internas

Os equipamentos portáteis com conexão Wi-Fi têm um bom desempenho para ambientes pequenos, como escritórios, consultórios, salões de beleza, pequenas comércios e salas de aula.

Agora, se o ambiente for mais amplo, os modelos Bullet e Dome são mais úteis por permitirem a conexão com o CFTV – interligando várias câmeras ao mesmo sistema – e por ter maior amplitude de imagem.

Grandes corporações e condomínios

Para projetos em grandes corporações, condomínios e outras áreas com muito fluxo de pessoas – como shoppings e espaços públicos – você deve prezar por performance e desempenho de alto nível. Equipamentos de tecnologia IP e com recursos de maior resolução, como Full HD ou 4 MP proporcionam imagens mais detalhadas.

Em áreas externas

As câmeras Bullets novamente são as mais indicadas. A Speed Dome é outra opção, especialmente para monitorar espaços onde eventos de risco são possíveis. Modelos inteligentes que fazem contagem de pessoas, detecção de face e mapas de calor também têm valor em determinados casos.

Em áreas internas

Câmeras Dome são as mais recomendadas aqui devido ao bom ângulo de visão que oferecem. Podem ser instaladas em áreas comuns, corredores, elevadores e outros espaços muito frequentados.

Leia também: Tipos de câmeras: das residenciais para as cidades digitais

 

Conclusão

Agora que você conhece melhor os tipos, as tecnologias e funcionalidades das câmeras de segurança, é hora de planejar o seu sistema de monitoramento. Reflita sobre o cenário de aplicação e os objetivos para investir em algo que atende às suas demandas. Não esqueça que nem sempre a tecnologia mais avançada é interessante para o seu projeto.

E depois de definir tudo isso, adquira câmeras de qualidade, com durabilidade, tecnologia e desempenho avançados, como os produtos da Intelbras.

Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Saiba mais sobre a como resolver problemas do WordPress.