ArtigosComo fica o cenário de redes de internet com a expansão da fibra óptica - Minasvix

janeiro 26, 2020

O cenário de redes de internet está em um momento de mudanças significativas. Segundo o último mapeamento de redes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2018, 64,4% dos municípios possuía backhaul de fibra óptica. E a expansão segue acelerada e com queda de preços para o consumidor. A expectativa é que, dentro dos próximos 2 ou 3 anos, a fibra alcance números ainda mais expressivos e domine totalmente o mercado.

O resultado prático são redes mais rápidas e robustas que DSL e Cable. Mas não é só isso. Provedores que souberem aproveitar as oportunidades e lançarem estratégias para ampliar o leque de produtos têm muito a ganhar com essa mudança.

Redes de internet baseadas em fibra óptica: vantagens e oportunidades

Das diferenças apontadas entre as redes de internet antigas e a fibra óptica, a mais citada é a “tecnologia à prova de futuro”. Isso significa que as redes de internet antigas possuem uma limitação em relação à tecnologia, o que restringe possibilidades de ampliação. O aumento de velocidade e incorporação de novos serviços, por exemplo, fica inviável para a operadora, ou muito mais caro, pois exige uma mudança estrutural física, muitas vezes complicada de se executar.

A fibra óptica, hoje, não possui limites enquanto rede de internet. Pelo contrário, mesmo agregando outras tecnologias e possibilidades de oferta de serviço existentes, ainda sobra espaço para o que está por vir. A instalação de um cabo de fibra, portanto, deixa o provedor tranquilo por pelo menos 25 anos (tempo de garantia dos principais fabricantes).

Além disso, há outras vantagens — menos citadas — mas que também precisam ser pontuadas pois têm igual importância:

1. Vida útil do material

Comparando grosseiramente, um cabo de fibra óptica se assemelha a um cabo feito de vidro. No entanto, ao contrário do que possa parecer, a estrutura de uma rede de internet como essa não é frágil, pelo contrário. A robustez do material faz com que ele:

  • suporte condições bastante adversas relacionadas às variações de temperatura;
  • não seja sensível à oxidação;
  • seja extremamente resistente à tração.

Dessa forma, o provedor economiza com manutenção e fica despreocupado em relação à exposição do material em locais críticos.

2. Possibilidade de expansão

Como já mencionado, a fibra óptica suporta a evolução da tecnologia até níveis ainda não conhecidos. Para a estratégia de negócio do provedor, essa vantagem é extremamente importante, pois eleva o nível de entrega para o cliente e permite que ele evolua nos planos, velocidades e pacotes de oferta de outros serviços sem que seja necessária a mudança física do cabeamento.

Uma grande oportunidade está na oferta de serviços extras. Além de uma internet rápida e estável, o cliente atual também procura por serviços como telefonia, TV, sistemas de segurança, entre outros. No futuro, os condomínios inteligentes precisarão de estruturas conectadas e a prestação do serviço certamente será via cabos de fibra óptica.

Em todos os casos, mas principalmente no quesito segurança por meio de câmeras internas, a vantagem é ter uma rede própria. Como a rede interna é local, a transmissão de dados via streaming do cliente para a central não tem nenhum custo, além de ser mais segura.

3. À prova de acidentes relacionados ao clima

Um provedor que possui redes de internet tradicionais, com cabos elétricos, costuma ter grande preocupação quando há ocorrência de descargas atmosféricas, especialmente em locais nos quais raios são muito comuns. Além da possibilidade de perder o equipamento que está no poste, há também a chance de precisar ressarcir o assinante caso algum equipamento seja danificado por meio da rede.

As redes de internet por fibra óptica, pelo contrário, são passivas. Sem qualquer alimentação por energia elétrica, a rede não fica exposta às descargas atmosféricas, o que economiza recursos que seriam destinados à manutenção e restituição de equipamentos da casa dos clientes.

4. Apelo comercial

O termo fibra óptica chama a atenção. Não é para menos, afinal, vimos até aqui que há diversas vantagens relacionadas à troca de tecnologia que devem ser consideradas pelo provedor. No entanto, além disso, dizer que a empresa trabalha com fibra óptica é extremamente favorável. O cliente, mesmo sem entender plenamente o que isso significa, consegue associar a tecnologia à maior qualidade e velocidade de entrega. O que, no fim das contas, é o que mais importa para ele.

Por isso, se sua empresa ainda não migrou suas redes de internet, é interessante realizar o planejamento e colocar a fibra óptica entre as prioridades.

http://www.minasvix.com.br/wp-content/uploads/2019/01/logo_sticker_minasvix.png
http://www.minasvix.com.br/wp-content/uploads/2019/01/logo_sticker_minasvix.png
Conheça nossa Empresa

Gov. Valadares – MG
R. Rio Grande do Sul, 421
Lourdes
CEP: 35030-580
Telefone: (33) 3278-1555

Teófilo Otoni – MG
Rua José Souza Neves n°150 – Loja 01
Bairro Marajoara
CEP: 39.803-137
Telefone: (33) 3086-3513

Categorias do Blog
Curta nossa página!
Inscreva-se em nossa NewsLetter

Receba em primeira mão nossas novidades

Desenvolvido por INNET Soluções. Copyright MinasVix. Todos os direitos reservados.